A música é uma parte fundamental no cenário do seu evento e será uma lembrança emocionante na vida das pessoas que dele participaram.
É seguindo esta meta que o "Quarteto Moment" se tornou uma das empresas mais respeitadas no segmento e é isto que torna a nossa música um momento de excelência. A música só é completa se os pequenos detalhes estiverem perfeitos, por isso consideramos a escolha das peças musicais e de seus executantes extremamente relevante
A melhor escolha é aquela que emociona na celebração religiosa e empolga os convidados durante a festa.
A música não é apenas um detalhe, ela tem um significado ainda mais especial no casamento. O repertório de um evento determina grande parte de seu encanto e originalidade. Assim, com planejamento e auxílio de profissionais qualificados você terá um resultado inesquecível.
É importante saber que, numa cerimônia religiosa não se pode perder de vista o sentido litúrgico, procurar o significado de canções com letras internacionais… Informe-se no local onde será realizada sua celebração, se há alguma restrição referente à execução de determinado estilo de música.
Veja a seguir um roteiro padrão de uma cerimônia religiosa, o qual poderá sofrer alterações de acordo com as particularidades de cada evento.
Sala de Espera Neste momento os convidados estarão chegando ao local da celebração. É um momento caracterizado por músicas suaves e leves as quais devem ser escolhidas mantendo-se a harmonia com as demais músicas do repertório. Considera-se que 15 minutos de música tocados enquanto os convidados entram no local da cerimônia são suficientes para criar uma atmosfera agradável.
A Entrada de Padrinhos Em função dos padrinhos e madrinhas serem as “testemunhas” do casamento, com a entrada deles será iniciada a celebração.
Todos os padrinhos ao entrarem no local, pelo corredor central ou pela lateral do altar, ficam dispostos da mesma forma que o noivo e sua acompanhante. (madrinhas do lado esquerdo e padrinhos do lado direito)
Para este momento a música deverá ser nobre mas não poderá “ofuscar” o impacto que a música da entrada da noiva deverá causar.
A Entrada do Noivo Geralmente o noivo entra pelo corredor central com sua mãe ou acompanhante (mãe do noivo ou acompanhante ficarão ao seu lado esquerdo)
Considerando que a cerimônia possui uma dinâmica; a música do noivo deve ter um pouco mais de energia como Con te Partirò, Bolero de Ravel ou Conqueste of Paradise.
Em algumas igrejas este momento de entrada de noivo não existe, uma vez que ele e sua acompanhante entrariam juntamente com seus padrinhos, sendo executada uma única música.
A Entrada da Florista Em entradas de crianças, a música escolhida deve ser descontraída e alegre. Indicamos peças de cunho erudito como Primaveva de Vivaldi, Minueto de J. B. Bach ou Minueto de Bocherini, que, executadas por um Violinista em traje de gala realizando o cortejo, cria um toque ainda mais delicado.
Atualmente, muitas noivas estão fazendo a entrada de florista de forma diferente. Ao invés da florista entrar com a cesta de pétalas para jogá-las no corredor de entrada, a florista poderia entrar com alguns botões de rosa na cestinha e distribuí-los de forma aleatória para as convidadas que se encontram nas laterais dos bancos.
Em algumas igrejas há uma limitação na quantidade de entradas solenes, impossibilitando a entrada de florista.
A Entrada da Noiva Haverá a clarinada de entrada da noiva executada pelo(s) Trompete(s) Triunfal(is) e após será executada a música de entrada da noiva
A Clarinada executada por instrumentos triunfais (Clarins Triunfais e Trombones Triunfais e Trompa) dá um clima de nobreza à cerimônia e anuncia a entrada gloriosa da noiva. Quanto maior for a formação orquestral e vocal contratada, maior será a pompa. O Coral Sanctus Dominum, fará a diferença do seu evento. Quanto à música de entrada, ainda predomina a Marcha Nupcial de Mendelssohn, mas há outras opções como a Marcha Triunfal, Marcha dos Sacerdotes, Trumpet Voluntary ou Nona Sinfonia de Beethoven.
Noiva e seu pai ou acompanhante - (noiva do lado direito e pai ou acompanhante do lado esquerdo). Atenção, pois a noiva é a única das mulheres que entra do lado direito de seu acompanhante. O dito popular diz que a noiva entraria pelo lado direito de seu acompanhante, pois estaria sendo conduzida pelo “braço da força”.
Quem vem até a noiva é o noivo. Ele deverá se aproximar dela, comprimentar o seu acompanhante com um aperto de mão e gentilmente lhe pedir a mão. Enquanto isso, ela, que estava com o buquê de flores na mão direita, o passará para a mão esquerda, já que o noivo vai ficar à sua direita. Ao contrário da posição em que chegou ao altar, levada pelas mãos do pai ou acompanhante. O dito popular diz que a noiva fica ao lado esquerdo do noivo no altar pois este é o lado do coração.
Ao estender a mão à noiva, o noivo pode carinhosamente beijá-la. Um beijo singelo nas mãos, no rosto ou na testa, antes de se aproximar do altar.
Enquanto caminham, o pai ou acompanhante deve se dirigir à sua família (lado da noiva no altar).
A Entrada de Daminha/Pajem Neste momento damas de honra e/ou pajem levam as alianças até o altar.
Para esta entrada aconselhamos peças leves e graciosas como A Bela e a Fera, O Rei Leão, Somewhere Over the Raimbow ou It is You (Filme Sherek) executadas por um Saxofonista vestido com casaca ou uma Flautista em traje de gala que caminham pelo corredor ou mesmo, tais músicas podem ser cantadas por solistas e/ou coral.
Momento da Benção das Alianças Seja a cerimônia católica, evangélica, judaica, budista, etc. indicamos para este momento uma música de cunho erudito ou religioso como a Ave Maria (de Gounod, de Schubert ou de Donatti), Agnus Dei, Pai Nosso, Bachianas n. 5 de Villa Lobos ou Ombra Mai Fu.
No momento das alianças, o noivo coloca o anel no dedo anular da noiva (mão esquerda) e diz - exemplo: “{nome da noiva} recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade”
A Noiva coloca a aliança no dedo anular do noivo (mão esquerda) e diz a mesma frase, iniciando com o nome dele.
Observe-se que alguns celebrantes falam durante a execução da música de benção, outros aguardam o término da música para prosseguir a cerimônia.
Hora do beijo: O celebrante do casamento diz: “Agora o noivo pode beijar a noiva”
Algumas igrejas vedam e execução de músicas populares neste momento em razão de não se identificar com este momento de profunda concentração religiosa.
Momento da Assinatura Neste momento, sendo poucas as pessoas a assinarem, o mais elegante é que seja tocado apenas um fundo musical, com música instrumental. Sendo várias as pessoas a assinarem, há a possibilidade de que a música seja cantada pois, neste caso, a música poderá ser finalizada, sem um corte evidente.
Cumprimentos A música tem um significado especial neste momento; noivos, padrinhos e madrinhas se cumprimentam com abraços. Há duas opções: há noivos que preferem tornar este um momento mais alegre outros, preferem tornar este, um momento de introspecção. Aqui as sugestões são variadas: Nessun Dorma, Fantasma da Ópera, My Way, Fascinação ou How Do I Live.
Após a assinatura, os noivos irão em direção aos padrinhos para os cumprimentos. Ela abraça os pais e padrinhos dele em primeiro lugar e depois os seus. O noivo fará o mesmo.
Havendo duas câmeras de filmagem, a noiva poderá começar os cumprimentos ao mesmo tempo que o noivo, abraçando os pais e padrinhos dele em primeiro lugar e depois os seus. Havendo apenas uma câmera de gravação, um noivo deverá esperar o outro terminar de cumprimentar, para que não seja perdido nenhum momento na gravação.
Terminados os cumprimentos, os noivos se posicionarão na frente do altar e se iniciará o momento de saída de padrinhos.
Saída de Padrinhos e Madrinhas Seguindo a dinâmica da cerimônia, as saídas são pautadas por músicas alegres e pomposas como Clarins de Roma, Dust In The Wind, Alegria do Cirque du Soleil ou Bitter Sweet Symphony
Os padrinhos se encaminharão para o corredor central. Os casais de padrinhos sairão de cada um dos lados do altar intercalados, ou seja, um casal de um lado e outro casal de outro lado:
1-) saem os pais da noiva2-) atrás vêm os pais do noivo3-) primeiro casal de padrinhos da noiva4-) primeiro casal de padrinhos do noivo
***** E assim sucessivamente
Terminada a saída de padrinhos teremos o momento de saída dos noivos. Há algumas igrejas em que a saída dos noivos e a saída dos padrinhos ocorre durante a execução de uma mesma música pois será um saída única.
Saída dos Noivos Há ótimas opções de músicas populares: I Say a Little Prayer for You (Filme Casamento do Meu Melhor Amigo), Oh Happy Day, Cruisin’ Together ou All You Need Is Love dos Beatles ou músicas mais tradicionais como Nona Sinfonia de Beethoven ou Pompa e Circunstância.
Os noivos aguardarão no altar rapidamente até que sejam colocados a dama de honra/pajem/florista nas suas frentes. Neste momento será executada uma clarinada anunciando a saída (os noivos permanecem parados) e logo em seguida se iniciará a música de saída dos noivos. (ao iniciar a música os noivos começarão a caminhar para a saída pelo pelo corredor). Ao sair, a noiva estará na mesma posição que havia entrado na igreja, carregada pelo “braço da força”.
O "Quarteto Moment" alia a experiência profissional ao gosto dos noivos. Ouvir e respeitar a vontade dos noivos é primordial para que o resultado final seja grandioso e fique na lembrança para sempre, como a trilha sonora do maior evento que vocês já participaram: Seu casamento!!!
Para a escolha do grupo musical de sua cerimônia é primordial a escolha de profissionais com comprovada atuação em cerimônias.